sexta-feira, 19 de setembro de 2008

FIM DO MUNDO

É certo e sabido que o mundo acaba todos os dias para quem morre, mas um dia destes estava o Vosso Procrastinador a trabalhar forte e feio, deitado à frente da Televisão, e começaram a falar no LHC - Large Hadron Collider, ou em português, grande colisor de hadrões.

Diziam os bacanos que, segundo muitos, esta é a máquina do juízo final. Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra (? Alguém me explica o que isto quer dizer?).

Fiquei a saber que está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawai que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos (no Hawai? Como o LHC é na Europa, praticamente do outro lado do mundo… é porque a coisa deve ser mesmo perigosa).

Outros ainda acusam o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) de não ter realizado os estudos suficientes de impacto ambiental.

Outra teoria ainda é a de que poderia ocorrer a formação de strange quarks; possibilitando uma reacção em cadeia e geração de "matéria estranha", que pode possuir a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, gerando nova reacção em cadeia na qual todo o planeta seria transformado (? Mais uma que eu gostava que me explicassem?).

Enfim… disseram muitas coisas que para mim são chinês, mas que devem ser coisas para levar a sério. Se calhar são coisas tão sérias como as que o velhote bradava no Restelo ao ver as Naus no Tejo rumando ao desconhecido.

Como a história dos descobrimentos acabou já eu sei. E caso tenha mesmo andado tal senhor aos berros, hoje só posso dizer que devia ser chanfrado da mona. Os nossos antepassados Procrastinadores, talvez andassem com o rabiosque muito apertadinho nessa altura. Como é que podiam imaginar que afinal o mundo não era um tabuleiro?

Pois eu não sei se esta coisa de buraco negro e matéria estranha que pode destruir tudo o que conhecemos, é só alarmismo ou se tem algum fundamento… mas que me deixa um pouco nervoso, ai isso deixa!

Já estou, tal como a maioria de vocês habituado a previsões do fim do mundo, a última que tive conhecimento foi a 8 de Agosto de 2008 (08-08-08) mas nessa data nem me lembrei de pensar no assunto e pelos vistos só acabou mal mesmo para os que morreram nesse dia.

O próximo fim do mundo, também já está agendado para o próximo dia 9 de Setembro de 2009, mas acredito que se estiver vivo nessa data, também me vou esquecer.

Agora quanto a este acelerador de partículas não vejo maneira de fingir que não existe… abro um Jornal, ligo a televisão ou o rádio, e lá está um engravatado com ar intelectualóide a dar a opinião sobre as vantagens ou perigos de tal brinquedo.

Com os melhores cumprimentos

O Vosso Procrastinador

Sem comentários: