terça-feira, 5 de dezembro de 2006

MENTIRA

Tenho vindo a acompanhar na TSF uma rubrica em que se aborda todos os dias um Filósofo diferente sobre o tema "MENTIRA" e tenho ouvido coisas muito engraçadas. Uma Lili Caneças a dizer que "estar vivo é o contrário de estar morto"... é daquelas coisas que nos fazer sorrir mas um filósofo de
Renome, dizer que a mentira é o inverso da veracidade... enfim parece-me um pouco estúpido demais para alguém cuja função é pensar!!!
Tenho ouvido coisas engraçadas tipo do género...
A mentira é moralmente e éticamente aceite e em muitos casos exigível!
Meus amigos, como tenho andado enganado durante estes anos todos. A minha velhota prendava-me quase todos os dias com um par de estalos para eu aprender a não mentir.
“Mentir é feio!”
“Só os meninos feios mentem!”
E agora, depois de ter levado uma infância a levar no pelo, vêm dizer que afinal a mentira é moralmente e eticamente aceite. Pior ainda… que em muitos casos é exigível!
Eu desde tenra idade a fazer o que estava bem e a sociedade a alienar-me durante esse período, o mais importante da enculturação.
Agora reparem:
Se uma senhora nos perguntar se está gorda, a sociedade, a ética e a moral exigem que um homem diga:

"Não senhora está muito bem assim!"
Mas se for uma mulher a responder... mesmo que a outra esteja mais magra que nem um caniço, diz qualquer coisa como:

"Estás mais gorda!" ou
"Pensei que estavas grávida!" ou
“Querida, hoje em dia os homens gostam de mulheres com grandes curvas!”

Outro exemplo:
Se a mulher perguntar ao marido ou namorado se lhe anda a pôr os cornos; tal como em relação ao peso o homem deve sempre dizer
"Claro que não!” Seguido de um “fofinha... na minha vida só existes tu!"

Mas se for uma mulher a perguntar a uma amiga, a resposta passa a ser:
"Não tenhas dúvidas!” ou
“Claro que sim!” seguido de “não acredites no que ele diz... ele deve andar enrolado com uma vadia qualquer!" ou
“Os homens são todos iguais!”

Onde quero chegar é que em ambos os casos a resposta foi uma MENTIRA exigida no momento.

Sem comentários: