quarta-feira, 9 de julho de 2008

Salsicha

A 31 de Agosto de 2007, no Diário da República nº 168 da 1ª Série, foi publicada a Lei nº 49/2007 que estabelece o novo regime jurídico de detenção de animais potencialmente perigosos.

Com a entrada em vigor desse diploma os proprietários de algumas raças de cães passam a ser obrigados a fazerem exames de aptidão física e psicológica.

A forma como o exame de aptidão física e psicológica deveria ser feito, ainda hoje, quase um ano depois da entrada em vigor da nova lei, está por regulamentar.

Claro que isso é um pequeno pormenor, uma vez que o que se pretende é saber se o dono do bichano tem os parafusos todos. No caso de raças ditas perigosas, saber se o dono não será ainda mais perigoso que o cão.

O proprietário «tem de ser maior de idade», deve ter «Registo criminal, do qual não resulte ter sido o detentor condenado, por sentença transitada em julgado, por crime contra a vida e a integridade física, contra a saúde pública ou contra a paz pública».

A nova lei fixa ainda coimas para quem não cumpra os requisitos, estando o valor mínimo fixado em 500 euros e o montante máximo em 44.890 euros, agravado em 30 por cento em caso de reincidência.

No referido diploma são apontadas sete raças ou cruzamentos “potencialmente perigosas”:

“O cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pitbull terrier, o rottweiller, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier e o tosa inu”.

Só como curiosidade, a publicação do diploma aconteceu um dia depois de ter sido noticiado o ataque de um PITBULL contra uma criança, em Faro.

Acontece que foi publicado um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, na última edição da Applied Animal Behavior Science, que me deixou um pouco aparvalhado.

De acordo com a pesquisa, as raças mais agressivas do mundo são:


Dachshund


Chihuahua



Jack Russell Terrier

Imaginem o cão mais feroz do mundo é o famoso SALSICHA, seguido de perto por outras duas raças assustadoras.

O trabalho revela que um em cada cinco 'salsichas' já atacou ou tentou atacar pessoas estranhas, acrescentando que um em 12 já atacou mesmo os próprios donos.

Que Horror!

Só consigo pensar numa coisa pior que isto… CHUCKY, o boneco Assassino.

Os investigadores americanos defendem que os ataques de cães maiores causam, normalmente, ferimentos mais graves, por isso, as estatísticas poderiam estar distorcidas.

Aparentemente, nos estudos anteriores eram feitos com base em estatísticas de mordidelas de cães, registadas por médicos.

Acredito!

Não estou a ver uma senhora septuagenária a entrar de maca num serviço de urgência em estado considerado crítico porque foi atacada Chihuahua do vizinho. A imagem mais aproxima que a minha mente consegue criar é uma septuagenária entrar de maca num serviço de urgência em estado considerado crítico, porque tropeçou no Chihuahua do vizinho e bateu com o costelado no chão.

Os médicos que a atenderem no serviço de urgência, não vão colocar no relatório que a senhora foi atacada por uma ferra de quatro patas, logo as estatísticas terão forçosamente que estar erradas.

Vamos imaginar a mesma avozinha de setenta anos a ser atacada pelo Pit Bull do vizinho…

Os médicos neste caso não teriam qualquer dificuldade em atribuir o ataque a um monstro feroz, que deveria ser castrado e abatido.

Quanto ao vizinho, bastava ser castrado e pagar uma coima no entre os 500 euros e os 44.890 euros, caso não fosse reincidente.

Ups! Há aqui qualquer coisa que não bate bem…

A castração do vizinho seria só quanto a um testículo, assim se fosse reincidente podiam-lhe retirar o outro.

Para concluir aqui fica a lista das dez raças mais agressivas:


1 - Dachshund
2 - Chihuahua
3 - Jack Russell Terrier
4 - Akita
5 - Pastor Australiano
6 - Pit Bull
7 - Beagle
8 - Springer Spaniel Inglês
9 - Border Collie
10 - Pastor Alemão


Quanto às raças caninas consideradas mais inofensivas, ficamos com os Golden Retrievers, os Labradores, os São Bernardos, os Britanny Spaniels e os Greyhounds.

Portem-se bem e evitem pisar o “salsicha” do vizinho…

Lembrem-se que são verdadeiras feras assassinas.


O Vosso Procrastinador

Sem comentários: